sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESPELHO, ESPELHO MEU...

     O conceito de beleza muda de tempos em tempos. Assim como a moda, o que é belo hoje, pode ser considerado estranho e inadequado amanhã, Na idade média as mulheres consideradas bonitas eram as mais gordinhas.
     Saltando da era medieval para a década de 1930, notamos várias mudanças ocorridas e, desta década para cá, as mudanças são ainda maiores. É grande o número de modelos que sofrem para manter um ideal de magreza. "Muitas agências preferem meninas que dizem ser exôticas, de beleza diferente, fazendo com que elas fiquem mais magras e não tomem sol para não marcar o corpo", comenta a modelo Fernanda Foltz, de 18 anos. Para ela, a beleza não tem que estar à frente dos objetivos e metas da vida. "Temos que procurar ser felizes, saudáveis e fazermos coisas diferentes e não viver em monte de obrigações que nem sempre são o que realmente queremos. O padrão de beleza de beleza não vai curtir a vida pra você, mas, ele só vai te tirar isso", comenta a jovem.

VIGOREXIA:  Os transtornos alimentares mais conhecidos são a anorexia e a bulimia, mais frequentes entre adolescentes e jovens do sexo feminino. Mas os garotos não estão imunes aos transtornos alimentares ou dismofias corporais que distorcem a imagem que a pessoa tem do seu corpo. A vigorexia, por exemplo, é uma síndrome que faz com que pessoas fortes, geralmente homens, que praticam atividades físicas regularmente, tenham uma visão equivocada do próprio corpo. É mais frequente entre praticantes de musculação que se enxergam fracos e nunca estão satisfeitos com sua forma física. Por conta dessa obsessão, acabam tendo várias lesões, pois exageram nos exercícios físicos.




DICIONÁRIO DE ANAS E MIAS

Na internet, garotas que sofrem de anorexia e bulimia usam termos para se comunicarem. Confira alguns:
Ana: Anorexia;
Pró-Ana: a favor da anorexia;
Mia: Bulimia;
Pró-Mia: a favor da bulimia;
Anjo, Boneca, Criança e Princesa: modo como são tratadas as meninas que sofrem de anorexia e bulimia;
Controle: procurar não comer para atingir a magreza;
Compulsão: comer demais;
Miar: vomitar;
LAX: refere-se ao laxante;
LF: Low Food(em português, pouca comida);
LFC: Low Food Coletivo: Na rede, concursos em que ganha quem conseguir seguir as restrições mais severas durante mais tempo;
NF: No Food:(nenhuma comida);
NFC: No Food Coletivo. O mesmo acima, mas, observando jejum completo.
Escritores vários da Agência Jovem de Notícias, Plataforma dos Centros Urbanos e da Redação da Revista VIRAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário