terça-feira, 17 de abril de 2012

INTERNET NA MIRA DOS PAIS



     Uma pesquisa recente da empresa de ferramentas de segurança NORTON revelou que os jovens passam a maior parte do tempo conectados na internet. Muitos já sofreram experiências negativas na rede. Para minimizar os riscos, os pais contam com a ajuda de softwares capazes de bloquear o acesso a páginas com conteúdos impróprios. Os filtros são boas ferramentas, mas, de forma nenhuma substituem o diálogo. Só conversas francas e constantes ensinam crianças e jovens a ficarem alertas e a se defenderem de ameaças.
( as palavras escritas em cores verdes querem indicar que as mesmas foram alteradas, diferentes das que estão no texto original).

OS MAIS SOFISTICADOS:

Mcfee Family Protection ( home.mcafee.com/store/family-protecttion )
Disponível para: windows XP, Vista e 7
O que o programa faz: bloqueia sites e jogos de acordo com a idade, define o tempo de navegação e revela o que é digitado por ela em conversas on-line."O programa é eficaz, fácil de configurar e cumpre o que promete".
Vantagem: o relatório avisa os pais quando informações pessoais são divulgadas e envia alertas sempre que houver tentativa de burlar as regras.
Desvantagem: dos programas testados, é o mais caro.
Preço: 99 reais por ano. Pode ser usado em até três computadores.

O QUE OFERECE A MELHOR RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO:

NORTON ONLINE FAMILY( onlinefamily.norton. com/familysafety/features.fs
Disponível para:: windows, Mac e Android
O que o programa faz: monitora o que os filhos fazem e com quem conversam na internet, impede a exibição de conteúdos indesejados e limita o tempo de uso da rede.
Vantagem: a configuração é feita por faixa etárea. O programa também alerta os pais sempre que se infringe uma regra e permite que eles bloqueiem, inclusive via smartphones sistema Adroid, o acesso à internet.
Desvantagem: o modo android ainda não permite acesso a algumas monobras disponíveis na versão para computador, como controlar o tempo de navegação.
 Preço: gratis

O MAIS BISBILHOTEIRO:

Sentinela: www.sistemasentinela.com.br
Disponível: Windows
O que o programa faz: além de bloquear sites por categorias de nudez, armas e racismos, restringe o tempo de navegação, impede o download de arquivos e bloqueia o acesso ao conteúdo de CD-ROMs e pen drives não autorizados.
Os filhos  devem saber que os pais estão acompanhando suas atividades na internet. Fazer isso sem consentimento pode causar um grande conflito familiar.
Vantagem: a empresa oferece uma versão gratuita do programa, mas, nesse caso, o monitoramento do Messenger e o bloqueio por categoria só ficam disponíveis por quinze dias.
Desvantagem: os pais só conseguem alterar as configurações ou consultar oe relatórios de acesso a partir do próprio computador monitorado.
Preço: 49,90 reais por ano

     Mesmo existindo todos esses mecanismos, apresentados como uma solução alternativa e paleativa de proteção, sabemos que a conscientização, através do diálogo e do acompanhamento afetivo, ainda, é o caminho viável para se efetivar a verdadeira proteção contra os perigos existentes no mundo da "Era da Informação". Não podemos permitir que a mesma se transforme na "Era da deformação".


                                                                                 Revista Veja. Ed. 2261 - Ano 45 - nº 12 - pag. 116
março de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário