JUVENTUDE - FACÍNIO E DESAFIO
O trabalho com os jovens é fascinante e, ao mesmo tempo, desafiante. Em alguns momentos, experimenta-se o cansaço e certa "frustração" diante das expectativas criadas e "abortadas" pela inconstância de alguns. Há ocasiões em que querem transformar o mundo. Em outras, não querem se mover. Há que se aprender a lidar com esta realidade, com paciência, pois, a mudança de comportamento faz parte do processo de amadurecimento humano.
A juventude se caracteriza pela espontaneidade e pela incrível versatilidade. Quando estimulada a uma causa, dedica-se inteiramente a ela. É portadora de conhecimentos e aberta a partilhar a vida, mas, exige dos adultos uma postura coerente e dialogal.
Os jovens querem partilhar a vida com pessoas adultas que os respeitem, que não exijam deles um amadurecimento precoce. Não confiam em adultos, incoerentes, que usam as gírias, as roupas, o estilo de cabelo e tantas outras características específicas dos jovens. Querem e precisam de pessoas que sejam referencias credíveis, que tenham algo para contribuir e não simplesmente imitá-los.
Irmã Bianca, MdI

Gostamos muito do texto da Irmã, demonstra com realidade como é trabalhar com as juventudes, o quanto é complexo lidar com divergências de sentimentos e emoções. Realmente exigem uma postura diferenciada dos adultos e não gostam de serem cobrados, algo típico do amadurecimento como elucidado no texto. Muito legal! Parabéns! ;)
ResponderExcluir